03/06/2019 22:18:00

16ª Sessão tem aprovação de plano de educação e alteração do horário das sessões (VÍDEO)

Autor: Assessoria e Imprensa

Veja AQUI na íntegra a sessão
Alteração do Horário das Sessões

Foram aprovados nesta noite (03.06), o projeto 020/2019 que autoriza atualização no Plano Municipal de Educação; Resolução 002/2019 para alteração do horário das sessões para as 17h10, além da indicação 031/2019, que pede ao prefeito municipal a expedição de decreto regulamentando a Lei 1.294 aprovada no último mês de maio que dispõe sobre a proibição do uso de Narguilé em locais públicos de Vera, assim como a venda a menores de 18 anos.

A respeito da atualização do Plano Municipal de Educação, Adalto de Souza comentou que o plano municipal que segue diretrizes nacionais e estaduais acaba não sendo cumprido porque estas esferas não fazem sua parte no encaminhamento dos recursos financeiros.

Por este motivo, as metas estipuladas para determinado prazo não são cumpridas e simplesmente a cada dois anos elas ganham novos prazos sem que alguém possa ser cobrado pela falha.

O vereador disse que os vereadores não podem diretamente resolver o caso, mas a população que fica sem ser atendida é que deve pressionar os poderes municipais, que assim por sua vez farão a cobrança às esferas estaduais e federais.

Alteração de horário

Com a abstenção de Renato Parra que preferiu não votar, a proposta de resolução para alterar o horário das sessões para as 17h10, foi aprovado com a colocação de uma emenda onde define que o novo horário passará a ser cumprido a partir do dia 05 de agosto.

Antes da votação o vereador Vilmar Scherer defendeu a alteração no regimento interno da Câmara Municipal de Vera dizendo que é interessado já que está fazendo faculdade em Sinop/MT. Além disso argumentou que em várias cidades as sessões são durante o dia, e também, que independente do horário a população não se faz presente então não teria problema.

Odimar Gehlen sugeriu a possibilidade de ser feita a sessão na parte da manhã ou então às 15h o que diminuiria os custos até da própria Câmara. No entanto, neste caso os vereadores Silas Alcântara e Eduardo Rocha teriam que abdicar de seus empregos pois neste horário eles têm a obrigação de cumprir a carga horária de motorista e bioquímico, respectivamente no setor público e isso está, segundo eles, fora de cogitação.

Indicação

De autoria do vereador Odimar Gehlen, após pedidos da população, a Lei 1.294 de 28 de maio de 2019 proíbe a utilização de Narguilé em locais públicos e também a venda para menores de idade. Ocorre que para que se torne efetiva ela precisa que o executivo emita u decreto regulamentando-a, este foi o pedido feito pelo mesmo vereador.

Retirado de pauta

Ainda foi retirado de pauta o projeto 023/2019 que incluiria estradas vicinais na malha viária do município. Os vereadores acharam por bem fazer a retirada da propositura para incluir mais algumas estradas lembradas por eles no momento do debate.

Utilizaram a TRIBUNA LIVRE Adalto de Souza e Renato Parra

Veja AQUI na íntegra a sessão