15/09/2020 11:16:00

Coleta seletiva de lixo e recuperação e acostamento foram as indicações aprovadas na sessão de ontem

Autor: Assessoria de Comunicação

De volta aos trabalhos após um período mais restritivo pela ocasião da pandemia do coronavirus, os vereadores retornaram ontem (14.09) às Sessões Ordinárias com duas indicações de autoria de Gilmar Moro, a primeira (011/2020) pede que a Prefeitura implante a “Coleta Seletiva de Lixo”, no Município de Vera.

O parlamentar justificou que A coleta seletiva do lixo é um assunto de grande importância para a sociedade, pois interfere diretamente na preservação do meio ambiente. Ao desenvolver este tipo de coleta, diminui-se a poluição dos solos e dos rios, geram-se novas rendas e até nossa economia cresce. Sem a coleta seletiva muito dinheiro é desperdiçado, pois descartam-se materiais que podem ser reaproveitados por um custo muito baixo.

Com a separação será possível fazer a compostagem local da metade do lixo (que virará adubo), além da utilização de boa parte dos outros materiais na recicladora local, e a venda do restante para outras localidades. Além disso, com a Coletiva Seletiva e a redução dos materiais descartáveis contribuiremos para reduzir os impactos sobre o meio ambiente.

Já na segunda indicação (012/2020) o vereador pede também do Executivo, que faça a recuperação do acostamento da MT-225 em seu entroncamento com a BR-163.

Ele destaca que o acostamento desta rodovia se encontra tomado de mato que se avoluma nas laterais das vias, além disso, razão do matagal que toma conta das margens das estradas apontadas, seus usuários tornam-se vulneráveis aos riscos potencializados pela falta de limpeza da vegetação decorrente da diminuição da visibilidade dos motoristas.

Segundo ele, a limpeza imediata do acostamento é uma providência que se impõe, de forma a minimizar os riscos de acidentes que porventura venha ser provocados pela reduzida visão dos pedestres e dos condutores de veículos que se utilizam da via em consideração.

Ambas as cobranças foram aprovadas pelos parlamentares por unanimidade e seguem para a Prefeitura.