08/08/2019 12:32:00

Renato - "Quero contar com o voto de vocês para que isso aqui não seja aprovado"

Autor: Assessoria e Imprensa

Renato Parra explicou que o executivo mandou para a Câmara um projeto pedindo a aprovação para passar aos advogados da Prefeitura 10% de todas as causas ganhas pelo município no Fórum. Esse custo é fonte do próprio morador que não pôde pagar uma dívida em dia e foi ao Fórum fazer um acordo com o município. Atualmente o percentual fica para o município e ele pensa que é um absurdo repassar ao advogado.

Para deixar mais claro exemplificou supondo que: se a dívida do cidadão era R$ 1 mil, passará a ser de R$ 1.100 mil, pois 10% vai para o advogado.

Ressaltou que acha um absurdo, pois quando ainda ia para os cofres do município o cidadão até concordava, já que retornaria em bens para ele, mas agora este projeto que está em análise quer repassar para a pessoa do advogado.

“É um desrespeito com a sociedade (...). Quero contar com o voto de vocês para que isso aqui não seja aprovado porque isso aqui é tirar dinheiro do município para dar para um servidor que fez o concurso sabendo que ele teria aquele salário. Agora, se ele não está satisfeito com o salário que ganha, que peça para sair e vamos abrir vaga para outro”, concluiu.

Já acrescentando afirmou que é favorável ao Concurso Público desde que haja a fiscalização principalmente nos três primeiros anos que é o estágio probatório. Para ele, os maus funcionários só se mantêm no cargo por que não há a aplicação das normas contidas na lei, no que se refere a monitorar a execução do serviço de forma correta.

“Funcionário que não mostra a qualidade pra que veio ele se entrega, isso se tiver aquela pessoa que cobre dele o que é para ser cobrado”, disse o vereador.

Ainda falando sobre funcionário público, mas agora para defender a igualdade salarial, destacou de forma efusiva, o que considera um abuso com os funcionários concursados. “Acredito eu, que nós temos ainda alguns funcionários varrendo a rua recebendo menos que um salário mínimo com os descontos trabalhistas, mas daí, a hora que a gente pega os funcionários da cooperativa, todos ganham mais. Isso é um abuso!”, exclamou Parra.

Outros exemplos citados por ele:
- Motoristas de caminhão: têm salário base de R$1.5 mil, enquanto os contratados pela cooperativa ganham mais do que R$2 mil.
- Operador de maquinas: ganha em torno de R$2.2mil de salário base, enquanto o mesmo cargo contratado pela cooperativa tem salário passando de R$4.5 mil.
“São valores desproporcionais que desestimulam o funcionário”, completou.

Benefícios como: (FE) (FG) e (Retide) são dados à servidores para seus salários conforme o administrador pensa valer o serviço do determinado funcionário. Em Vera, segundo ele nesta administração do prefeito Moacir Giacomelli, 65 pessoas recebem esses benefícios, já na administração passada averiguou que tinham apenas 20 pessoas recebendo.