08/07/2019 22:28:00

Resumo da 21ª Sessão - matérias mais detalhadas serão publicadas no decorrer da semana

Autor: Assessoria e Imprensa

Ressalta-se que as matérias escritas com mais detalhes serão postadas no decorrer da semana. No entanto, toda sessão está disponível em áudio e vídeo na página da Câmara Municipal de Vera no Facebook e Youtube.

- Foram aprovados com redução de prazo regimental, dois projetos, além disso, o requerimento 002/2019. Todos obtiveram votação unânime.
- Utilizaram a Tribuna Livre os vereadores: Renato Parra, Odimar Gehlen, Cristiano Nicoli e Gilmar Luiz Moro.

O 1º projeto aprovado foi a concessão de auxílio financeiro para a Cooperativa da Agricultura Familiar Celeste de Vera (CooperCeleste), que irá receber o auxilio de R$10 mil divididos em quatro parcelas de R$ 2.5 mil, uma a cada mês (de julho à outubro de 2019).

Este repasse servirá, segundo o projeto, para o custeio parcial das despesas da cooperativa que iniciou recentemente suas atividades e precisa desse auxílio para alavancar os primeiros meses de trabalho principalmente no que se refere à coleta e transporte do leite até a estação de resfriamento que fica na sede da cooperativa no Projeto de Assentamento Jonas Pinheiro I.

Atualmente a empresa recém-criada recolhe e armazena em seus resfriadores o leite de produtores de Vera, Feliz Natal e Nova Ubiratã. O caminhão utilizado é cedido através de parceria, pela CooperNova, cooperativa de Terra Nova do Norte/MT, que irá industrializar o produto. Atualmente o veículo utilizado tem capacidade para 9 mil litros, mas segundo o vereador Odimar Gehlen, já está faltando espaço pois a produção está cada dia maior.

O município de Feliz Natal também irá repassar um valor para ajudar a empresa neste início de atividade.

---------

O 2º projeto já é praxe do município,trata-se de repasse financeiro através de convênio com a Fundação Livre Para Viver (Funvida), que tem sede em Sinop/MT onde promove o tratamento de dependentes químicos.

Será repassado o valor de R$ 23.952,00 mil em parcelas mensais de R$ 1.996,00 mil, com início retroativo a 01/07/2019 e encerramento em 01/07/2020. Este recurso corresponde a três vagas na instituição as pessoas deverão ser diagnosticadas e encaminhadas pela Secretaria de Saúde. A Funvida terá que fornecer relatório de prestação de contas no máximo 30 dias após o encerramento do convênio.

Requerimento:

Por fim, foi aprovado o Requerimento 002/2019, assinado pelos nove vereadores, que cobra do Governador Mauro Mendes, Secretário de Infraestrutura Marcelo de Oliveira e ao deputado e líder do governo, Dilmar Dal Bosco, a construção de um Trevo ou instalação de lombadas eletrônicas no entroncamento entre a BR-163 e MT-225 acesso à Vera.

Na justificativa, é citada pelos vereadores a necessidade urgente desse serviço, pois o acesso é precário e já ocorreram e continuam ocorrendo vários acidentes até com vítimas fatais.

Além de Vera, o local é o principal acesso à cidade de Feliz Natal e único totalmente pavimentado. Ainda ressalta-se, que há grande fluxo de veículos uma vez que a rodovia federal é a principal rota de escoamento da produção agrícola da região.