07/05/2019 12:46:00

Vereador indica instalação de painéis solares em prédios públicos de Vera

Autor: Tribuna Livre (06.05.2019)

Segundo disse Adalto de Souza, na sessão de segunda-feira (06), a prefeitura poderia desenvolver um projeto piloto para a captação de energia solar através do sistema de painéis solares e estender a todos os prédios municipais. Afirmou ainda, que o investimento é pago em cerca de 4 anos e geraria 25 anos de energia elétrica gratuita, o que seria uma enorme economia para os cofres públicos.

Sua indicação (026/2019), pede a criação de um projeto piloto na prefeitura municipal, onde se faria um levantamento do consumo em quilowatts para saber quanto iria ser preciso investir para suprir esta demanda.

“Pode ser para o prédio da Prefeitura, incluindo as unidades de consumo das escolas e assim sucessivamente a todos os prédios públicos”, comentou ele.

Ainda apresentou um levantamento mostrando que a cidade consumiu nos últimos 7 anos mais de R$ 2.687 milhões em energia elétrica.

PLANILHA DE GASTOS DA PREFEITURA COM ENERGIA NOS ÚLTIMOS 7 ANOS

Para ele, esse valor é mais do que suficiente para justificar o investimento, além disso, ainda cita a questão de ser energia natural, limpa e renovável. Outra questão é o baixo custo da manutenção que se resume em lavar as placas/painéis a cada 3 meses.

Em Vera algumas casas e comércios já aderiram e o investimento pode ser feito inclusive via financiamento do BNDS, conforme disse o parlamentar, que também já passou essas informações e o contato da pessoa especialista no assunto para que a administração possa tirar as dúvidas a este respeito e espera que assim que chegue às mãos do prefeito, a indicação, ele possa dar atenção ao assunto.

Exemplo:
Uma casa que consome 80kw investiria R$ 18 mil em equipamentos, com 4 anos já teria pago o investimento e os outros 25 seriam só lucro pois não teria que pagar energia uma vez que a garantia do equipamento é de 25, mas pode durar até 30 anos.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir