18/10/2019 10:24:00

Atenção mulheres! amanhã é o dia D da campanha OUTUBRO ROSA em Vera

Autor: Elizeu Teixiera, com inf. da Ass. de Imprensa da Prefeitura
Atenção mulheres! amanhã é o dia D da campanha OUTUBRO ROSA em Vera SindSaude - com edição

É importante que todas levem seus documentos pessoais e o cartão do SUS para receberem o atendimento.

Será realizado neste sábado (19.10) nos dois PSFs das 08h às 17h o Dia “D” do Outubro Rosa. Onde haverá a coleta de preventivo e a solicitação de mamografia para as mulheres que se enquadrarem na faixa etária, além de outras ações voltadas para o sexo feminino.

A enfermeira Maria Aparecida Mileski falou sobre a campanha que é recorrente e faz parte do trabalho inerente à saúde pública municipal todos os anos.

“A Prefeitura de Vera e a Secretaria de Saúde vão trabalhar nesse dia com o público feminino, oferecendo a coleta do preventivo do Câncer do colo do útero, solicitação da mamografia para as mulheres que estão na faixa etária no período de fazer, entre outros serviços. Este ano teremos novamente a parceria da Casa da Amizade que estará divulgando o projeto ‘Força na Peruca’ que é um trabalho que elas desenvolvem. Vamos ter também a fonoaudióloga ofertando a massagem facial e o Reiki com a Professora Alessandra. Entre outros serviços”, destacou Maria.

Mileski expôs que este dia é para todas as mulheres de Vera inclusive as que moram na área rural do município e convidou todas para estarem presentes nas unidades básicas de saúde neste sábado.

Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização), assim como tem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.

O Autoexame é muito importante por que com ele a mulher pode detectar os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

COM INF. DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA