19/08/2019 20:18:00

Vereadores vão a Brasília e pressionam bancada e governo por emendas para a região do Vale do Teles Pires

Autor: Ass. de Imprensa - UCMMAT

Com o intuito de garantir a liberação de emendas do governo federal, aproximadamente 40 vereadores de 12 municípios que compõe a região do Vale do Teles Pires, estiveram em Brasília reunidos com a bancada federal de Mato Grosso e representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Educação (MEC) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os parlamentes fazem parte da União Parlamentar Vale do Teles Pires (Unpav).

As emendas são destinadas para obras de infraestrutura, creches, escolas, postos de saúde e várias demandas pleiteadas pelos municípios da região. Entre elas, a conclusão das obras da BR-163, que segundo o presidente da (Unpav), vereador por Sorriso, Claudio Oliveira (PR), tem causado graves acidentes na região.

Outra pauta discutida foi a telefonia móvel e internet, de acordo com o parlamentar, o serviço é precário na região.” Há lugares que não tem sinal de telefone celular, muito menos da internet, tivemos uma posição satisfeita do Secretário de Telecomunicações Vitor Elísio Góes De Oliveira Menezes onde nos mostrou estudos e a possibilidade de melhoria no serviço”, salientou.

A cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre o cartão de crédito, foi uma das pautas discutidas com a bancada de Mato Grosso. “Nós fizemos um estudo em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), onde mostra que o município deixa de arrecadar 17 milhões de reais por ano, este dinheiro vai tudo para São Paulo, queremos que venha para nossos municípios”, disse o presidente.

A comitiva ainda protocolou ofícios com pedidos de emendas para a saúde, mais faculdades na região, além do curso de licenciatura para formação de professores.

Os parlamentares se reuniram com a senadora Selma Arruda (PSL), representantes dos senadores Wellington Fagundes (PL) e Jaime Campos (DEM), e os deputados federais Neri Geller (PP) – líder da bancada federal de Mato Grosso, Nelson Barbudo (PSL), Dr. Leonardo (SD), Emanuelzinho (PTB), Carlos Bezerra (MDB).

Essa é a primeira vez na história da região que os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Nova Mutum, Ipiranga do Norte, Tabaporã, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Cláudia e Nova Ubiratã vão à Brasília em comitiva com o objetivo coletivo, o de beneficiar a região do Vale do Teles Pires.

O vereador Claudio Oliveira presidente da UNPAV destacou que a ação foi positiva e que estarão acompanhando as reinvindicações que visam trazer resultados para a região. (Com assessoria)